segunda-feira, 8 de junho de 2009

Descobrir o Universo a partir da ilha


Arranca hoje a II Semana de Astronomia da Horta. Até ao próximo dia 12, quem estiver pelo Faial terá a oportunidade de descobrir mais sobre as estrelas que forram o nosso ceú e os mistérios dos astros. A não perder a palestra de Nuno Peixinho, intitulada “Os últimos calhaus a contar do Sol”, agendada para dia 9, pelas 21h00, no Auditório pequeno do Teatro Faialense, e a sessão de observação nocturna na Praça do Infante, marcada para as 22h00 do dia 10 Junho.

5 comentários:

og disse...

Ao ver este texto lembrei-me de uma notícia que li há algumas semanas no site ribeiras.com http://www.ribeiras.com/noticia_completa.php?id=1634
que me causou algum espanto, onde uma autoridade mundial dizia que os açores não tinham “interesse astronómico”!!!!! pelos vistos não será bem assim, se aparecem iniciativas destas é porque algum interesse exstirá….

A ilha dentro de mim disse...

Confesso que também me causou estranheza assim à primeira vista, porque sempre ouvi dizer que os Açores eram um dos locais do País com céu mais interessante para observação astronómica. Mas a questão das nuvens que o Bob Fosbury levanta nesse artigo é, de facto, pertinente. Suponho que a astronomia de topo não possa estar dependente do boletim meteorológico. Contudo, isso não invalida que algo de bom se possa ir fazendo de vez nas ilhas mais nubladas, ainda que com muita fé na ajuda de São Pedro, claro!

RD disse...

pois parece que s.pedro nao fez a sata passar e a conferencia do dia 9 passa para o dia 10 :)
beijinhos!

ematejoca disse...

Estou um pouco envergonhada por vir aqui só para lhe trazer dois selinhos e um desafio.
Eu leio o seu blogue regularmente, mesmo não deixando comentários, porque alguns temas estão fora do meu alcance.
Até breve!

A ilha dentro de mim disse...

Bem que o tal Fosbury tinha avisado... Esperemos que hoje São Pedro acorde mais bem disposto, para não estragar também o apagão.