domingo, 7 de junho de 2009

Açorianos ingratos

Numa região tão dependente da Europa como os Açores é assustador perceber que quase ninguém se importa com o que lá se faz. Se o resultado da abstenção nestas eleições europeias é preocupante em todo o País, no arquipélago os valores vão mais longe e tornam-se escandalosamente elevados. Por todas as ilhas se diz que ninguém sabe muito bem para que servem os deputados europeus, nem o que fazem por Bruxelas e Estrasburgo que não seja gastar o dinheiro de todos nós. Mas na hora de pedir fundos, subsídios ou reformas agrícolas à União Europeia, os açorianos têm mostrado ser exímios na arte. Se em causa estivesse o fim destes subsídios, provavelmente teríamos tido uma votação massiva nas ilhas. Mas quanto mais lhes dão, menos eles se importam. Oh Gente ingrata!

9 comentários:

og disse...

Concordo plenamente com o texto aqui publicado, é preocupante o desinteresse dos açorianos nestas eleições sabendo o quanto dependem dos subsídios europeus... também é verdade que aos governantes exige-se que expliquem bem às pessoas qual o papel dos eurodeputados para depois exigir que votem. Não vale a pena esperar que as pessoas tentem saber qual é esse papel, como já alguém disse: “o povo não se educa a si próprio, o povo tem de ser educado!”
Confesso que, como açoriano, sinto-me um bocado envergonhado pelo nível de abstenção.

Anónimo disse...

Concordo em parte com o comentário supra.
No entento, acho um pouco "agreste" o titulo postado: Açorianos ingratos.
Penso que existe aqui um tremendo exagero.
Ainda ontem dizia o Presidente do GRegional que se tinha colocado á margem destas eleições.
Mais palavras para quê.
Somos "inteligentes", mas não ingratos.
SM+

A ilha dentro de mim disse...

OG,

Os governantes têm a responsabilidade de explicar, mas quando um assunto nos interessa geralmente também procuramos a explicação onde sabemos que podemos encontrar a resposta. Não é o que acontece com o resto dos assuntos europeus? Se Bruxelas nos dá mais dinheiro e mais desenvolvimento do que a República, mas também nos controla de uma forma mais rigorosa, os açorianos não se deveriam dar ao trabalho de perceber como e porquê?

SM+,
Reitero o que escrevi, porque acho que os açorianos são de facto ingratos para com a Europa que os alimenta. Se o presidente do Governo se distanciou deliberadamente, ainda é mais grave. Provavelmente terá uma de duas intenções: sair incólume da derrota ou, pior, não inviabilizar outros vôos na República. Mas no meu entender nem isso dá desculpa aos açorianos que vivem dos subsídios europeus para não irem votar. Se queriam protestar, então que votassem em branco. Do mau, o menos.

og disse...

agora é que me apercebi que os açores perderam os seus dois eurodeputados!!... será que o resultado da abstenção foi o desinteresse pela não inclusão dos nossos eurodeputados em lugares elegíveis nas listas do PS e PSD?

Anónimo disse...

Para sua informação os Açores elegeram os dois deputados.
Um do PSD e outro do PS. Tudo, quanto à Europa, ficou igual.

og disse...

de facto é verdade, em relação ao PS pensei que os primeiros a serem eleitos seriam os que apreciam nos cartazes aqui no continente. Agora quanto ao PSD, não detecto quem tenha sido eleito pelo círculo dos Açores. Ao que sei o ex-eurodeputado Duarte Freitas não concorreu porque lhe foi oferecido pela Manuela F Leite uma posição na lista em lugar não elegível... vou informar-me melhor!

RD disse...

Pelo PSD foi eleita pelos Açores a Dra. Maria do Céu Patrão Neves. Ficamos muito bem representados na Europa. Questão de estarmos atentos à desenvoltura da Sra.
Quanto á abstenção, é uma luta. Não é de agora. Da última vez foi mau, desta pior ainda.
Eu acho que sim, os Açorianos são uns ingratos e desinteressados pois mesmo que inconscientemente, a ignorância já não pode ser desculpa.

og disse...

já percebi, tendo em conta a lei da paridade Duarte Freitas foi substituído pela Maria Neves para aumentar as hipóteses de eleição de um eurodeputado pela região. O importante é ter uma voz que nos representa!

A ilha dentro de mim disse...

OG,

Provavelmente essa "distracção" deve-se ao facto dois euro-deputados açorianos agora eleitos terem caras menos conhecidas do grande público, ao que acresce o facto dos seus antecessores terem sido forçados a sair das ditas listas. Duarte Freitas e Paulo Casaca, de facto, não foram eleitos. Foram substituídos. Se bem ou mal, o tempo o dírá.