sexta-feira, 6 de março de 2009

Mantos negros pela Fajã do Calhau


Durante esta manhã veio-me à memória uma conhecida canção açoriana. "Vestida com mantos negros, pensa que o céu é de prata e o coração imenso. Vestida com mantos negros..." Pois é assim, "Vestida com mantos negros", que se encontra esta minha ilha neste segundo dia de luto pela Fajã do Calhau.

Divulgar os crimes ambientais que se cometem nos Açores é um dever de todos nós, independendentemente do local onde nascemos ou vivemos. Não podemos esquecer que o ambiente é a nossa fonte de vida, a nossa montra neste planeta, o nosso património e, sobretudo, o nosso legado às gerações futuras.

A manifestação que ontem arrancou na blogosfera açoriana (ver Fiat Lux, In Concreto Foguetabraze, Ilhas, Forum Ilha das Flores, Basalto Negro, Política Dura, entre muitos outros), fez-me crer que afinal ainda podemos ter esperança nos laços de sangue ilhéus. Porque todas as ilhas devem gritar quando uma sangra. É urgente que o nosso "coração imenso" ultrapasse históricos bairrismos e velhos partidarismos e fale a uma só voz. Sob pena de aquele verde não voltar a crescer.

Sem comentários: