segunda-feira, 4 de maio de 2009

Se espirrar, nem entra!

Depois do fim-de-semana prolongado, vem agora a ressaca. Está confirmado o primeiro caso de gripe A (ex-suína) - em Portugal, segundo notícia do Público. Há muito que o País ansiava por um lugarzinho no mapa da pandemia e - Parabéns! - conseguiu. Graças a isso, os telejornais acabam de ganhar um novo fôlego para as próximas semanas e as farmácias vão sair da crise. Os portugueses vão deixar de falar da Maddie e o consumo de vaca vai triplicar. E como se não bastasse o controlo dos líquidos a bordo, nada será como dantes nos aviões portugueses. A partir de agora, todo o cuidado é pouco: se espirrar, nem entra!

6 comentários:

Sam disse...

Se me permite o comentário (este é o sítio apropriado para tal, certo?), o que mais me "entusiasma" neste frenesim mediático em torno da Gripe A é que ninguém explica, detalhadamente, os sintomas da doença.

Afirmo isto porque espirrar não é um sintoma da "gripe suína"... (http://en.wikipedia.org/wiki/File:PD_Diagram_of_swine_flu_symptoms_EN.svg)

Cumps.

joão coelho disse...

Completamente de acordo com Sam. Ninguém explica, mata, não mata e não se percebe a OMS com níveis de alerta quase máximos.. No México há 300 e tal "infectados", mas, bom, só a cidade do México tem mais de 20 milhões de habitantes; falecidos no país são menos do que os que se verificam com as lutas dos "gangs" da droga..
O mundo tem 5/6 biliões de habitantes,julgo, há 1 mil e tal "gripados"..que significado tem tudo isto ? Haverá algum risco enorme, potencial, e não nos dizem nada para evitar pânico? Ou será uma nova versão da gripe das aves, que deu um lucro de biliões à empresa então gerida, ou co-gerida, por Donald Rumsfeld, saudoso membro do ainda mais saudoso G.W.Bush ?
Coisas estranhas deste nosso tempo. De que se fazem aproveitamentos terríveis, com o apoio planetário da CS, sem que se veja um esforço sério para eliminar, ou, ao menos, atenuar, os problemas que os homens introduziram na cadeia alimentar.
O seu blogue é muito bonito,felicito-a.

João Coelho

Lisboa

João Barbosa disse...

oink! oink! atchim!!! oink! oink!

A ilha dentro de mim disse...

Caríssimos Sam e João,

Não podia estar mais de acordo, daí a minha ironia com um simples espirro. Mas para corrigir já o problema dos sintomas, adicionei um link no post que pode elucidar um pouco mais quem tenha dúvidas.

og disse...

o João Coelho tirou-me as palavras da boca, nesta caso é mais as teclas dos dedos. De facto a gripe das aves foi um grande negócio para o laboratório farmaceutico do Sr do governo dos estado unidos... e pelos vistos continua porque, com receita ou sem receita, as farmácias continuam a vender o famoso Tamiflue... Para uma ameaça de pandemia o número de pessoas infectadas até ao momento é perfeitamente ridículo. Ao que julgo saber, o facto de poder ser uma pandemia significa que se o virus se pode propagar rapidamente e afectar muita gente, não significa que vai morrer muita gente. Tudo incida que tudo isto será rentável para alguém... outra vez. Só uma pequena correcção João Coelho, segundo o nosso sistema de contagem os habitantes da terra serão cerca de 5 a 6 mil milhões, assim como a China tem cerca de 1200 milhões e não 1.2 biliões de habitantes. Os americanos é que gostam de chamar 1 bilião ao número que vem depois dos 999 999 9999 que é o mil milhões 1000 000 000. O bilião será 1 000 000 000 000.

joão coelho disse...

Parece que o "bicho" pode entrar em mutação, e lá para o Outono atacar de novo, com nova e mais perigosa roupagem. Mas, insisto, o problema destas coisas é que elas se intensificam enquanto consequência dos actos cometidos pelos homens em relação à cadeia alimentar. Há artigos na Net sobre uma "Smithfield Corporation" que explora industrialmente porcos no México e que estará na origem da presente situação.
Obrigado,OG, pelas correções, eu conheço-as, mas, "mea culpa", é mais práctico falar em biliões.

Saudações atlânticas