Quando tantos portugueses perderam o emprego e fazem das tripas coração para conseguir pôr comida na mesa, o Governo de Sócrates oferece 5 mil euros a quem quiser comprar um carro eléctrico. Em tempos de crise, são as prioridades do primeiro-ministro que temos!
Coisa estranha esta de ser ilhéu. Pedaço de alma rodeado de lava por todos os lados. Ou será rodeado de... poesia?
terça-feira, 25 de agosto de 2009
quinta-feira, 20 de agosto de 2009
Chegou a vez de São Miguel ter voos desviados
Pelos vistos, os problemas no abastecimento de combustível não afectaram só o Faial. Agora, foi a vez de São Miguel ver os seus vôos deviados para a Terceira e Santa Maria por problemas na qualidade do combustível, segundo a notícia de hoje do Açoriano Oriental. O que as gasolineiras parecem não ter em conta é que descuidos como estes podem custar muito às ilhas em plena época alta para o turismo.
quarta-feira, 19 de agosto de 2009
"Mais Açores" já está online
"Mais Açores" é o novo blogue da candidatura do PSD-Açores à Assembleia da República. Foi lançado oficialmente hoje de manhã, na cidade da Horta, e passa a estar online em: http://maisacores.blogspot.com/.
terça-feira, 18 de agosto de 2009
Casaca está perdido no geografia açoriana
Ao dizer que Ponta Delgada é, dos 19 concelhos dos Açores , “aquele que menor dinamismo tem”, Paulo Casaca parece estar perdido na geografia açoriana. Ou o candidato do PS não vive na mesma região que o resto dos açorianos, ou então tem uma concepção de dinamismo oposta à que vem nos dicionários de português...
terça-feira, 11 de agosto de 2009
Quando a ilha não agarra, as outras levam
«O empresário Emanuel Oliveira, de 34 anos, natural da cidade da Horta, desenvolveu a empresa Tecnináutica que já comercializou 170 embarcações de recreio e pesca durante os últimos meses», escreve o Açoriano Oriental de hoje. Ao ler estas palavras lembrei-me de imediato quão impressionada fiquei ao conhecer o trabalho do Emanuel Oliveira, em 2003. E fiquei impressionada não só pela sua ténica, mas sobretudo pela sua capacidade empreendedora e pela sua iniciativa, que o fizeram crescer num mercado pequeno e cheio de limitações. Mas porque as entidades locais nada fizeram para minimizar essas limitações, Emanuel deslocalizou a empresa para Ponta Delgada, onde lhe garantiram as condições que a Horta não lhe deu. Quem perdeu foi a cidade-mar, que agora clama pela sua ausência. Servirá de lição para que outros casos não se repitam no futuro? Ou a ilha vai continuar a deixar que as suas mais valias rumem a outros portos?
segunda-feira, 10 de agosto de 2009
quarta-feira, 5 de agosto de 2009
Carlos César quer-se acima da Lei
Estou convencida: Carlos César acredita mesmo que está acima de Lei. Só assim se explicam as suas declarações de ontem. Todos queremos um Estatuto dos Açores melhor e mais forte, mas o líder socialista parece ter esquecido um pormenor essencial: é que na política, como na vida, os meios não justificam os fins. Quer concordemos ou não com tudo o que ela contém, a Constituição é a lei fundamental do País que também somos. Podemos contestá-la, podemos tentar melhorá-la, mas não podemos ignorá-la e, muito menos, passar por cima dela como o PS-Açores insiste em fazer. A ver pelo desrespeito com que aceita as decisões da Justiça, parece-me que precisa mesmo é de lições de direito. (E, já agora, de sentido de Estado também.)
segunda-feira, 3 de agosto de 2009
Nem os velejadores experientes escapam à bruma deprimente
Que o mar não é para qualquer um, já muitos ouviram dizer. Mas até os velejadores experientes encontram surpresas de vez em quando. Por estes dias, os tripulantes da Regata Vannes/Horta/Vannes têm estado a braços com o lado mau do caminho encantado para os Açores: “mar caótico, navegação difícil, condições duras, visibilidade nula e bruma deprimente”. Podemos estar no Verão, mas não é por isso que deixamos de ser "ilhas de bruma"...
Imagem: Associacion Pogo
Faialenses dominam Atlantis Cup
Os faialenses dominaram o podium da última edição da Atlantis Cup, mostrando que a cidade-mar não se limita só a acolher velejadores de outras paragens. A meta foi cortada em primeiro lugar pelo do Xcape, de Luís Quintino (Faial), logo seguido pelo Ilha da Ventura, de Carlos Garcia (Faial), e pelo Air Mail, de Luís Decq Mota (Faial). Já na classe ORC3, a vitória coube ao FunTastic, de José Correia (Prainha), enquanto na Classe Open o topo da tabela foi conquistado pelo veleiro Soraya, de Frederico Rodrigues (Faial). No canal, os veleiros compram-se para andar no mar. Depressa e bem, como se quer.
Foto: Tatá Regala
Temos homem do mar!
Pedro Cipriano mostrou a sua têmpera no Regional de Canoagem, que terminou este fim-de-semana na Horta. Não só foi o melhor faialense em prova, como conquistou um brilhante primeiro lugar em K1 infantis. É caso para dizer: temos homem do mar!
Subscrever:
Mensagens (Atom)