sexta-feira, 27 de maio de 2011

Baía da Horta reconhecida como uma das mais belas do mundo

Um fim de tarde no paraíso (Foto:LBulcão)

A beleza da baía da Horta acaba de ser reconhecida internacionalmente, com a entrada no Clube das Mais Belas Baías do Mundo, ainda que a título provisório. A decisão foi tomada no congresso mundial de Toubacouta, no Senegal, e só pode ser motivo de regozijo para todos os açorianos. Afinal, o paraíso está mesmo aqui ao alcance dos nossos olhos.

quinta-feira, 26 de maio de 2011

Bandarra e Experimentar na M'Incomoda prometem agitar Teatro Faialense


Os próximos dias 3 e 4 de Junho vão ser dias cheios para quem estiver pelo Faial. Durante o dia, as estradas vão andar agitadas com o Rally Ilha Azul e a noite promete bombar com os mais recentes sucessos da música portuguesa, já que os "Bandarra" e o "Experimentar na M'Incomoda" vão subir ao palco do Teatro Faialense, pelas 22h00, para partilharem com os faialenses dois concertos únicos. A não perder!

segunda-feira, 23 de maio de 2011

Quando a madrugada desperta a tremer...

Hoje, o dia amanheceu na ilha do Faial com a casa a dançar ao som da terra. Confesso que acordar com a cama a sacudir debaixo do corpo nos faz temer sempre o pior. Ou não tivéssemos todos ainda demasiado fresca a dor que o abalo de 98 trouxe à ilha e a todos os que nela se prendiam. Felizmente, desta vez, tudo não passou de um grande susto, por isso, toca a voltar a encaixotar os medos no baú das recordações. A madrugada já se foi, mas está, sem dúvida, um lindo dia para ser feliz!

domingo, 22 de maio de 2011

Debaixo da ventania

Olhas, mas não queres ver.
Vês, mas não queres perceber.
Percebes, mas não queres enfrentar.
O medo tolda-te as pernas
e enfraquece o coração.
Rouba-te a liberdade que conquistaste
e enegrece os dias em que o sol brilha alto.
Não há janela que te ilumine a casa,
nem porta que te areje os sentidos.
Há, sim, uma enorme ventania,
que percorre célere os corredores da memória.
E, de vez em quando, ameaça tornar-se um vendaval.

Lídia Bulcão

quinta-feira, 5 de maio de 2011

Mais um passo para devolver o verdadeiro esplendor a Porto Pim!

Baía faialense ainda espera a recuperação das suas ruínas (LBulcão)

A atribuição da Bandeira Azul à Praia de Porto Pim, que foi hoje conhecida, é sem dúvida uma grande notícia para a ilha do Faial. Não apenas por passar a contar com mais uma zona balnear distinguida por aquele galardão, que se junta assim aos já habituais na Praia do Almoxarife e  no Varadouro, mas porque significa a devolução da dignidade àquela que durante séculos foi a zona balnear por excelência dos faialenses. Atormentada durante anos por descargas ilegais e esgotos mal tratados, que levaram muitos banhistas habituais a trocarem as suas águas tranquilas e temperadas por outras mais revoltas, a Praia do Porto Pim vê finalmente recuperada a qualidade da sua água e limpo o seu bom nome. Esperemos que a atribuição deste galardão signifique também que o Governo Regional dos Açores se vai empenhar a sério na conclusão da prometida recuperação do complexo infra-estrutural do Monte da Guia, que há anos vai caminhando a conta-gotas, num lento e quase interminável processo. Só aí, sim, a Baía de Porto Pim poderá de novo brilhar em todo o seu esplendor!