quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Um dia que será sempre um pouco nosso

Longe ou perto, há datas que não se podem ignorar, por isso não podia deixar de cumprir a tradição carnavalesca açoriana e neste dia enviar um abraço forte às amigas do meu coração. Por mais milhas que o mar ou o rio ponham entre nós, por mais quilómetros de terra que nos afastem, sei que a nossa amizade caberá sempre neste Círculo Redondo, que dedico às meninas especiais neste Dia de Amigas. Ainda que tenhamos cabelos brancos e pernas quase caquéticas, este dia será sempre um pouco nosso.
FELIZ DIA DE AMIGAS!

sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Um lugarzinho para a Cadeia da Horta, se faz favor!


O bastonário da Ordem dos Advogados descobriu hoje, em Ponta Delgada, o que o Governo Regional dos Açores tenta há muito esconder. «Tenho indicações de que o sistema prisional nos Açores está em ruptura por falta de instalações», afirmou Marinho Pinto aos jornalistas açorianos, em declarações já publicadas pelo Açoriano Oriental online. O bastonário defendeu "soluções novas" que respondam às especificidades do arquipélago e garantiu que vai interceder junto do Governo da República para que liberte as verbas necessárias para a construção da nova cadeia de Ponta Delgada. Esperemos é que ele tenha mais sorte do que os deputados socialistas eleitos pelo círculo dos Açores, de quem Sócrates se diz muito amigo... E já, agora, de caminho, peço também um favorzinho ao bastonário: dentro dessas especificidades açorianas de que fala, não se esqueça de reivindicar um lugarzinho para a cadeia faialense. É que dentro do actual estabelecimento prisional da Horta (na foto) as coisas ainda são piores do que no de São Miguel, sobretudo no que toca à exiguidade e condições do espaço...

quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Que Neptuno olhe pelas mulheres da Cofaco, porque o Governo Regional deve andar a dormir


O que há muito se dizia à boca pequena que havia de acontecer, passou hoje a ser realidade. Depois de anos de negociações, apoios governamentais e outros que tais, a Cofaco assumiu finalmente que vai fazer o que sempre quis: deslocalizar os postos de trabalho do Faial para o Pico. As dezenas de mulheres que há décadas laboram na fábrica do Pasteleiro passarão agora a ter de atravessar diariamente o canal para não perderem o seu sustento. A travessia seria fácil se fosse sempre mar de Verão, mas todos sabemos que as agruras do mar de Inverno - as mesmas que nas últimas semanas têm feito a vida negra à construção da nova bacia do Porto da Horta - também não vão poupar estas mulheres. Resta-me desejar que Neptuno vá com elas, porque o Governo Regional dos Açores, esse, deve andar a dormir...

Foto recebida pela Internet/Autor desconhecido

Música e Arte no Atlântico já é uma realidade



A Associação Horta-Camerata - Música e Arte no Atlântico já é uma realidade. A sua Assembleia Constitutiva teve lugar hoje pelas 17h45, na Biblioteca Pública da Horta. E eu, que por virtude da distância real não pude estar presente, aqui me congratulo com a sua criação e aproveito para deixar o meu obrigado ao tenor austríaco Kurt Spanier pelo excelentíssimo trabalho que tem feito na promoção e divulgação da excelência musical que a ilha tem sabido produzir. O Concerto de Reis, que assisti a 3 de Janeiro na Matriz da Horta, foi um bom exemplo da qualidade que se produz nos Açores e até no País. E só por isso já um grande motivo de orgulho para todos os faialenses.
Crédito da foto: LBulcão

Ponta Delgada vista pelo olhar dos repórteres


Cinco olhares, cinco sensibilidades, cinco visões diferentes de uma mesma realidade insular. A exposição "Ponta Delgada na perspectiva dos repórteres fotográficos", inaugurada ontem no Palácio da Independência, em Lisboa, é a prova de que a paisagem açoriana pode ter múltiplos significados. Carlos Costa, Eduardo Resendes, José António Rodrigues, Pedro Monteiro e Victor Melo são os fotógrafos que aceitaram mostrar a sua perspectiva, um desafio lançado pela Câmara Municipal de Ponta Delgada, promotora da exposição em colaboração com a Sociedade Histórica da Independência de Portugal. A mostra é composta por 40 fotografias e vale a pena ser vista mesmo por quem não é micaelense. Só até 29 de Janeiro.

domingo, 3 de janeiro de 2010

Desejos para um outro futuro

Agora que o Ano Novo já entrou e o regresso à rotina tem de se fazer, deixo aqui um punhado de votos para este 2010: que os vossos sonhos se intensifiquem, para que não se sintam vazios; que os desejos se realizem, para que acreditem no futuro; que as vontades não esmoreçam, para que vejam o mundo mudar; que as forças não diminuam, para que a vida não perca a graça; desejo sobretudo que nunca percam a capacidade de caminhar em direcção ao que os vossos olhos não alcançam.
Feliz 2010!