quinta-feira, 30 de abril de 2009

Pedaços da ilha que o mundo inteiro procura

Platão chamou-lhe Atlântida, Aristóteles preferiu Antília e Homero referiu-a como Ilha Esquéria, mas houve quem lhe tivesse dado outros nomes. Os Árabes sempre a conheceram como a Ilha dos Dois Irmãos e São Brandão falava de uma Ilha dos Bem-Aventurados. Ao que parece, também os egípcios entraram nessa corrida, preferindo chamar-lhe a Ilha do Ovo Cósmico e contando que terá sido o berço dos faraós. Certo, certo, é que o mundo inteiro a procura há séculos, sendo os Açores uma das localizações possíveis, embora sem provas fundamentadas.
Agora, e segundo uma reportagem publicada na revista Sábado, a investigadora portuguesa Fernanda Brandão está a trabalhar para provar que estes diferentes nomes falam de uma realidade açoriana, cujas provas podem estar soterradas na ilha Terceira. Mas enquanto o proprietário do terreno não autoriza as escavações, restam-nos as novas tecnologias. Descobri que o Google Earth mostra as evidências aqui.

3 comentários:

João Barbosa disse...

Os Açores não têm nada a ver com a Atlântida de Platão. Aliás, caso não seja uma criação do filósofo, a Atlântida seria Creta e Santorini, locais da cultura minóica. mas percebo que tu, como açoriana, devas postar uma coisa dessas... ihihihih
.
.
.
Olha, conheces Blake and Mortimor, de E.P. jacobs? O volume «O enigma da Atlântida» passa-se nos Açores... bem sei que esse album é uma estopada, mas prontes... já que estamos numa de Açores e Atlântida.

A ilha dentro de mim disse...

Açoriana ou não, o certo é que há imensos especialistas e livros ditos "sérios" que avançam com a hipótese de os Açores serem os cumes da mítica Atlântida, outrora submersa e hoje perdida. Haver outras hispótese também há, mas esta tem sido uma das mais faladas, embora não existam ainda provas concretas... Mas quer tenham sido a Atlântida, a Ilha do Cósmico ou qualquer outra coisa em tempos passados, não há dúvida de que continuam a ser um lugar mítico. :)

João Barbosa disse...

nope... não há investigadores tipo sérios que dizem tal coisa. nem o podem dizer, porque não havia qualquer colonização humana até chegarem os portugueses, embora já houvessem alguns registos cartográficos árabes.
.
sim, os lugares são lindos e lá nasceram muitas lendas. daí poder ser mítico.
.
deixa lá a Atlântida para outras latitudes e longitudes... que essas são coisas de gregos